Que os processos estão migrando cada vez mais para o mundo digital, não é nenhum segredo. Mesmo assim, cada nova funcionalidade pode levantar novas dúvidas também. É o caso da Carteira de Trabalho Digital, por exemplo, cuja aplicação já está a todo vapor, mas nem todos sabem como utilizar.
Apesar de muita gente ainda ter dúvida, a verdade é que essa é uma aplicação bastante simples de aderir. A propósito, é também uma excelente ferramenta para facilitar a vida de todos, tanto empregadores quanto empregados.
Para conhecer mais sobre essa novidade e entender como utilizá-la, é só ficar com a gente até o fim dessa leitura!
O Que é e Como Funciona
Embora tenha sido criada desde 2019, a Carteira de Trabalho Digital vem ganhando adesão gradativa ao longo do tempo. Afinal, algumas relações de emprego ainda contam com registro na carteira física. É o caso, por exemplo, de relações de contratação em órgãos públicos ou entidades internacionais.
A verdade é que a nova CTPS nada mais é do que a mesma carteira de trabalho física que você já conhece, mas, em formato digital. E, assim como o modelo antigo, essa não vale como documento de identificação, servindo especificamente para registros de movimentações profissionais.
O acesso a esse documento pode ser feito tanto pelo site Gov quanto por um aplicativo próprio. Em termos gerais, o documento continua o mesmo, porém, mais acessível. Afinal, o formato digital simplifica a ação dos empregadores no que tange aos registros, e facilita o acesso e acompanhamento de informações por parte dos empregados.
O que dá Para Consultar na Carteira de Trabalho Digital?
Para o trabalhador, a Carteira de Trabalho Digital amplia o acesso a informações que antes eram acessíveis apenas com o deslocamento até os órgãos competentes. Isso é ótimo, pois permite que cada um acompanhe os seus registros profissionais, alterações, contribuições e outras informações.
Ao acessar esse documento você pode acompanhar e conferir, por exemplo, todos os registros profissionais ao longo da sua carreira. Todos os detalhes estão juntos lá, como datas de admissão e demissão, alterações de salários, afastamentos, anotações de férias, informações do empregador e outros.
Na nova carteira você também consegue verificar status e andamento de benefícios solicitados. Se você tem alguma solicitação de seguro desemprego, PIS/Pasep, benefício emergencial, ou outro benefício dessa natureza, é possível acompanhar através do seu novo documento. Do mesmo modo, é possível checar históricos de benefícios já usufruídos.
Outra grande vantagem da inovação é a possibilidade de consulta aos fundos do FGTS. De maneira muito mais fácil e acessível,você poderá conferir depósitos anteriores, movimentações e saldos.
Enquanto isso, a carteira de trabalho física ainda deve ser mantida, se você a tiver. Isso porque, ela será necessária para contagem do tempo de relações de emprego de registros anteriores anteriormente. Além disso, caso tenha um contrato em andamento, as anotações e atualizações ainda precisam ser feitas nela.
Onde está o número do NIS na Carteira de Trabalho Digital?
Primeiro, é importante que você saiba que o NIS e o PIS são o mesmo número para efeitos de inscrição. Eles possuem significados diferentes, é verdade. Enquanto o NIS se trata de Número de Inscrição Social e é utilizado em benefícios e programas sociais, o PIS é o Programa de Integração Social e serve para vincular trabalhadores com registros em CLT a benefícios decorrentes dessa relação.
É possível encontrar esse registro na nova Carteira de Trabalho, entretanto, nem sempre. Quando o dado é incluído, você vai localizá-lo no campo de identificação pessoal do usuário. Geralmente está ali, onde estão também informações como nome e CPF.
Caso a informação não esteja nessa área, não se preocupe, pois é possível acessá-la de outras formas, igualmente fáceis. Se você possuir o Cartão Cidadão, esse número estará impresso lá. Ou, se preferir, também é possível acessar facilmente pelos aplicativos FGTS ou Meu INSS.
Como Requerer e Acessar a Carteira de Trabalho Digital
Conforme já adiantamos, você pode solicitar a emissão no próprio site Gov ou através do aplicativo próprio do documento. O processo é bem autoexplicativo, mas sempre vale a pena detalhar.
É necessário ter uma conta com autenticação no site Gov antes de fazer a solicitação. Portanto, caso ainda não tenha feito a sua, é importante providenciar. Após esse registro, basta acessar a aba de serviços e escolher aquele referente a Carteira de Trabalho Digital.
O sistema vai pedir confirmações de dados, o que é perfeitamente normal e necessário. Então, é só conferir e confirmar suas informações e, a partir disso, começar a explorar as funcionalidades do documento..
Após a solicitação, o acesso pode ser feito pelo próprio aplicativo, que já indicamos acima. Para isso, será necessário informar o CPF e senha da conta Gov que já criou.
Tudo o que você precisa saber sobre as suas relações de trabalho está reunido nesse documento. Caso ainda não tenha requerido a sua, é importante fazê-lo para já utilizar na sua própria oportunidade de trabalho!